Renata Marinho
Professora de Canto
Renata Marinho, 24 anos e nortenha, descobriu a sua paixão pela música aos seus 6 anos a imitar o André Rieu que via na televisão.
Começou o seu percurso musical no violino com apenas 6 anos, tendo integrado o Conservatório Música do Porto desde os seus 7 aos seus 18 anos em regime integrado.
O mais caricato é que durante o seu percurso, o gosto de cantar pelos corredores era tanto que o seu diploma do secundário foi como especializado em canto e não em violino.
Nunca tendo duvidado da sua vocação, mudou-se para Lisboa para tirar a Licenciatura em Violino na Escola Superior de Música de Lisboa.
No entanto, cantar sempre foi uma paixão secundária que foi ganhando cada vez mais vida.
Começou por fazer solos no coro do Conservatório, depois a ter aulas de canto aos 13 anos iniciando em canto lírico, mas cedo percebeu que o que fascinava era géneros de soul e r&b.
Chegou a cantar a solo nos Aliados para 60mil pessoas com o Saint Dominic’s Gospel Choir em 2018, cantou no casamento da influencer Barbara Corby com o Paulo Sousa em 2019, ganhou um concurso de talentos “Mostra o que Vales” em 2020, cantou a solo na convenção anual da Remax Portugal em 2021, participou em concertos do Casino do Estoril da Orquestra Pop Portugesa em 2024, mas foi no The Voice 2020 que algo mudou e a fez mudar um pouco o rumo da sua vida, iniciando assim as suas aulas de canto com o Diogo Pinto.
Ao terminar o segundo ano da licenciatura e não se sentido totalmente realizada profissionalmente, decidiu abraçar um novo caminho desde 2021, fazendo parte da Orquestra Ligeira do Exército como vocalista, fazendo concertos pelo país fora o que lhe permitiu elevar os seus dotes e presença em palco, conciliando o violino em aulas e em eventos e concertos com orquestras como a Lisbon Film Orchestra no Campo Pequeno e Altice Arena tendo pisado os mais variados e importantes palcos e coliseus nacionais, com variados artistas, como Tony Carreira, Sofia Escobar, D.A.M.A e Maiara e Maraísa.