Sofia David
Professora de Canto
Sofia David iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Sintra, tendo completado o 8o grau em flauta de bisel. Mais tarde estudou canto lírico em regime livre com as sopranos Margarida Marecos e Sara Meireles.
Em 2014 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa no curso de Direção Coral Formação Musical, tendo integrado o Coro de Câmara da ESML e estreado várias obras de jovens compositores, tanto como coralista como solista.
Enquanto cantora procurou explorar e desenvolver-se em vários contextos e géneros musicais. Participou no Curso Internacional de Música Vocal nas edições de 2015 e 2016, onde teve a oportunidade de trabalhar com Isabel Alcobia, João Lourenço e Pierre Mak. Teve aulas de canto lírico com Alexandra Bernardo. Em 2015 frequenta a Oficina de Introdução ao Jazz do Hot Clube de Portugal, tendo tido como professores Rita Maria, Liliana Fartaria e João Neves. Frequentou a Academia de canto pop Vocal Emotion, onde teve aulas com Manuel Rebelo, e a Diogo Pinto Vocal Studios, onde foi aluna de Margarida Encarnação e teve algumas aulas com o seu fundador, Diogo Pinto. Frequentou workshops de dobragens faladas na Audio In e na Zov e de dobragens cantadas na Academia Vocal Emotion.
Desde cedo que mantém uma intensa atividade coral, passando por grupos vocais como o Nova Era Vocal Ensemble. É membro do Ensemble Vocal Aura desde 2020, com quem gravou “Saecula per infinita saeculorum” e “Cláudio Carneyro – Obras para Coro Feminino”, e membro do Coro Gulbenkian desde 2024. Colaborou em projetos do Ensemble MPMP, com quem gravou o álbum “Prémio Musa 2019 – Poemas Sem Nome”, bem como com o Ensemble Vocal Polaris, Alma Ensemble e Grupo Coral de São José. Destaca-se também a participação em coros de Ópera de “Cosi fan tutte” e “Dido e Aeneas”, produções da Nova Ópera de Lisboa, bem como Concertos de músicos do panorama português como Rui Veloso, Rodrigo Leão e a Tour “Coral” da banda The Gift.
Como solista teve a oportunidade de interpretar obras de Mozart como a “Missa da Coroação” e a Missa Brevis em Ré Maior, o Stabat Mater de Madame Clémence de Grandval, realizou a estreia moderna de obras de José Joaquim dos Santos e interpretou o papel de Papagena na ópera “Flauta Mágica”.
A sua experiência vocal leva-a a apresentar-se noutros registos: foi backvocal em concertos de Frederico BC e da Academia Vocal Emotion e teve a oportunidade de gravar coros para dobragens de séries e filmes da Disney, como a Pequena Sereia e a Branca de Neve. Foi Cantora convidada em temas como “Desencontros” de Pedro Vicente e “Vai-te Cuca” de José Manuel David. Gravou coros para álbuns de vários artistas como Rita Dias, João Reigado, José Manuel David e The Gift.
Em paralelo à carreira de cantora desenvolve a sua atividade enquanto professora de canto. Isso leva a que procure manter uma formação contínua e variada, levando-a a frequentar cursos para professores de canto como o “Canto Consciente”, da fonoaudióloga Fernanda Lopes, e a 1a edição do curso para professores de canto e terapeutas da fala da Diogo Pinto Vocal Studios.




















